quinta-feira, 1 de março de 2007

Jards Macalé - Real Grandeza (2005)


Compositor interpreta parcerias com Waly Salomão, ao lado de Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Frejat e Luiz Melodia, entre outros.

Real Grandeza é uma rua no bairro carioca de Botafogo, no Rio. É ainda o título de uma canção dos anos 70, de Jards Macalé e Waly Salomão, possivelmente a maior parceria de compositores egressa do Tropicalismo. Real Grandeza é o título do mais novo álbum de Macalé, com repertório exclusivamente formado pelas canções da dupla, boa parte lançada de maneira esparsa, em discos de Maria Bethânia, Gal Costa e do próprio Jards, entre outros.

Há clássicos de três gerações, entre canções e convidados. Luiz Melodia comparece ao lado de Kassin, Pedro Sá e Domenico, da Orquestra Imperial, em Negra Melodia, segundo Macalé, o primeiro reggae gravado no Brasil, lançado pelo próprio, no disco Contrastes (77). Maria Bethânia nina Berceuse Crioulle, interpretada no show Tempo, tempo, tempo, tempo.

Frejat entra de solo de guitarra (e linhas de baixo, teclados, programação) e duo de voz em Mal Secreto, lançada originalmente por Gal Costa. Adriana Calcanhotto canta em Anjo Exterminado, acompanhada pelo violão e voz de Jards. O maestro Cristóvão Bastos dedilha o piano em Dona de Castelo e Senhor dos Sábados, além da já citada Berceuse Crioulle.

Do acústico ao eletrônico: Vapor Barato, hino libertário que perpassa décadas, de Gal Fa-Tal ao Rappa, tem a participação pós-moderna do grupo Vulgue Tolstoi, com Junior Tostoi na craviola, Marcelo H nos vocais e Rodrigo Campelo nas programações. Revendo Amigos traz Dirceu Leite nas flautas, em compasso de côco/maracatu & baião. O quinteto vocal As Gatas adorna Negra Melodia e prepara o terreiro ecumênico de Pontos de Luz.

Enquanto a inédita Olho de Lince apresenta récita do próprio Waly Salomão, Rua Real Grandeza tem somente Jards na voz e violão. “Este disco é a afirmação de uma parceria vitoriosa”, vislumbra o compositor. [Fonte]

Faixas:
  1. Olho de Lince
  2. Rua Real Grandeza
  3. Senhor dos Sábados
  4. Anjo Exterminado
  5. Dona de Castelo
  6. Vapor Barato
  7. Mal Secreto
  8. Negra Melodia
  9. Revendo Amigos
  10. Berceuse Crioulle
  11. Pontos de Luz

Baixe Aqui






.be cool.

Um comentário:

Anônimo disse...

excepting chicago units roger accessforall pashley bhutan adaptive recourse meetings ambition
lolikneri havaqatsu